Facilidade para encontrar arquivos
Se você deseja encontrar um arquivo “perdido” em seu Windows XP, poderá pressionar a tecla F3 e, através de um sistema de pesquisa nada funcional, realizar uma busca. O Windows 7 disporá de duas ferramentas para isso. Uma é bastante conhecida dos usuários do Vista: a barra de pesquisa rápida presente no Menu Iniciar. Digite termos para pesquisa, execute comandos e tudo mais.
Suporte a Blu-ray
A mídia Blu-ray tem se tornado cada vez mais comum e o Windows 7 já embarca nessa onda, sendo o primeiro SO da Microsoft a suportar nativamente leitura e gravação deste tipo de discos. Isso significa que você só precisará do hardware para criar e copiar discos em Blu-ray.
Action Center
Inserido no Windows XP como Windows Security Center, a central de segurança do Windows é reformulada e ganha um novo nome: Action Center. Sua capacidade foi expandida, com informações mais amplas e precisas sobre a segurança de seu sistema, notificando os usuários de problemas e fornecendo um monitoramento do status do sistema, bem como informações para manutenção.
Segurança na hora de instalar programas
No Windows Vista já se via uma ferramenta deste tipo, o Controle de Conta de Usuário, que emitia avisos e pedia confirmações sempre que algo estava prestes a ser instalado. Isso tem um sentido funcional: realmente confirmar a procedência dos aplicativos que serão agregados em seu sistema. Contudo, sua presença incomodava um pouco e isso foi melhorado no Windows 7.
Não será preciso mais desativar todo o controle e ficar exposto a alguns riscos (principalmente quando não se tem total certeza da procedência de softwares que serão instalados em sua máquina), pois ele está mais inteligente e menos chato. É mais um ponto pro 7!
Visual melhorado
Se você já se derretia pelo visual do Vista, vai se encantar ainda mais com o do Windows 7! Aqui o esquema de ícones foi reformulado e você conta com uma estilização ainda maior de toda a parte visual do sistema. Além disso, as novas janelas podem ser encaixadas em qualquer lugar da Área de Trabalho.
A Microsoft dá um pequeno passo rumo à resolução de problemas com a instalação de hardware nas máquinas com o Windows 7. Apesar da grande popularidade dos dispositivos plug&play (como pendrives), ainda se encontra dificuldades para instalar impressoras e modens, por exemplo, em seu computador com Windows.
Para isso foi criado o Device Stage, no qual poderão ser encontrados menus inteligentes e mais intuitivos para a instalação destes dispositivos. Contudo, isso só funciona se as empresas fabricantes de hardwares fizerem sua parte e também criarem aplicativos compatíveis com esse novo sistema (elas são responsáveis pelo desenvolvimento dos “menus mais intuitivos”). O problema não foi resolvido, mas foi compartilhado.
Pequenas redes, configuração simples
Finalmente a Microsoft resolveu facilitar a vida de seus usuários na hora em que estes precisam criar pequenas redes. No 7 será muito mais simples configurar redes pequenas (ideal para pequenas empresas ou residências), pois ele possui um painel de controle específico para criação e gerenciamento destes núcleos de trabalho.
Janelas transparentes em um clique
O Aero Peek, uma “evolução” da interface Aero, inaugurada no Windows Vista, também chama atenção e merece destaque. No 7, ao posicionar o cursor do mouse sobre um ícone específico deste recurso, todas as janelas ficarão transparentes e você poderá visualizar o que acontece em sua Área de Trabalho. As janelas não chegam a sumir por completo, pois será possível visualizar seu contorno, mas ficam transparentes.
No Windows 7 será possível minimizar janelas (qualquer janela) com apenas uma sacudida. É o que possibilita o novo recurso chamado de Aero Snap. Clique na barra de título das janelas e dê uma sacudida para que sejam minimizadas. Simples, não? Além disso, esse recurso permitirá ajuste automático de tamanho da janela para que duas janelas possam ficar abertas lado a lado em seu desktop.
Jump Lists
As Jump Lists, presentes no Windows 7, são uma evolução do recurso “Documentos recentes” de outras versões do Windows, que exibiam os documentos abertos/utilizados recentemente. A lista que era exibida se renovava rapidamente, afinal eram mostrados somente os 10 últimos aplicativos (e alguns, na verdade, nem apareciam ali).
No 7 este recurso foi reorganizado e agora exibirá os arquivos separados por tipo, ou seja, arquivos de texto, planilhas, imagens e tudo mais. Assim ficará mais fácil encontrar o que você deseja e mais difícil “perder” os arquivos que você usou recentemente, tudo isso sem limite e muito bem organizado.
Acesso remoto direto
O recurso DirectAccess, presente no Windows 7, pretende facilitar o acesso remoto a máquinas e também o acesso remoto direto (e com segurança) a redes sem a necessidade de uma rede privada virtual (VPN). Essa é uma solução empresarial e só funciona se o 7 for utilizado em conjunto com o Windows Server 2008 R2.
BitLocker-to-Go
Criptografia nativa de arquivos já estava presente no SO da Microsoft desde o Vista, mas neste sistema só eram permitidas a criptografia de volumes de drives presentes em seu sistema operacional. No Windows 7 será permitido realizar a mesma tarefa também em volumes presentes em dispositivos removíveis.
FONTE:http://www.tecmundo.com.br