Rádio Raiz

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O que é um Viral?

A diferença entre viral e marketing viral

Viral é uma idéia que se espalha assim como o vírus, que passa de pessoas para outras pessoas contaminando uma nação, mas nem sempre um viral é marketing viral, pois para se tornar o tal, a idéia que está se espalhando precisa ajudar a comercializar um produto ou serviço, utilizando as redes sociais
Viral vem do boca a boca de antigamente, mas em uma versão evoluída com a explosão internet e seus diversos meios para espalhar como blogs, Youtube, Orkut, Facebook, Twitter, entre outras redes sociais. Pode ser através de texto, foto, vídeo, produto, email, jogos ou qualquer tipo de conteúdo que se espalhe e infecte todos.

Um exemplo clássico é o Hotmail, u
m dos primeiros serviços gratuitos de email onde milhões de pessoas possuem, outro exemplo clássico são as mensagens enviadas através dos emails, como:
“Enquanto o marido ia trabalhar com seu carro 1.0, o Ricardão passava pegar sua mulher todos os dias com sua “Tucson” novinha.”
Quando se refere a Tucson será que é uma piada criada por um leigo ou pela própria empresa?
Você faz viral ou viral é resultado?

Eu acredito que viral é resultado, e o resultado quem defini é você, nem sempre milhões de pessoas é o resultado, se seu viral é paa infectar uma empresa e esta é composta por 10 pessoas e você atingiu todos, o vírus foi espalhado e assim inicia-se, e o melhor da internet é que fica para a vida toda. Bom ou Ruim? Fique esperto com conteúdo esquecido. Alerte-se.






Casos de virais no Brasil
Um estudo realizado no evento “Como fazer sucesso na Web” com mais de 160 virais brasileiros de sucesso, procurou identificar itens comuns que podem ser a causa do sucesso. Segundo o estudo, o “viral perfeito” deve ser em vídeo, não durar mais que 1:30 minutos, ser protagonizado por um homem adulto feio, não conter drogas ou sexo, ser filmado em um ambiente interno, mostrar alguma vergonha, burrice, coisa brega, algum sarro ou paródia.
Exemplo desse tipo de viral no Brasil são os 3 webstars (estrela da web) brasileiros que são máquinas de fazer virais em seus vlogs (blog em formato de vídeo):
  • MysteryGuitarMan - Mais de 100 milhões de visualizações, um brasileiro criativo que utiliza qualquer coisa para fazer sons e seus vídes com no máximo 2 minutos, para mim o melhor de todos, pois além das produções ele interage com os internautas muito bem.
  • Não Faz Sentido - Felipe Neto com mais de 24 milhões de visualizações, onde fala do dia e mete a boca nos outros.
  • Mas Poxa Vida - PCSiqueira, com mais de 22 milhões de visualizações, um ser bem feio e estranho, que utiliza do humor e seu cachorrinho de estimação, falando de coisas do dia a dia e palavrões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home